nosso Manifesto e objetivos

O objetivo do projeto é apoiar, incentivar e fortalecer ações coletivas para fomentar a cadeia produtiva do movimento cultural do Forró, estimulando a democratização do acesso à cultura.

Com isso em mente, os projetos e ações são baseados no seguinte manifesto, contemplando direta ou indiretamente cada iniciativa:

1. Desenvolver ações de registro e documentação dos mestres populares e seus saberes, proporcionando às novas gerações informações relevantes para a construção de sua identidade cultural brasileira, além de sua proteção.

2. Promover a valorização da diversidade cultural, a preservação das culturas regionais e a produção simbólica das comunidades, considerando as especificidades de cada grupo e região.

3. Apoiar a salvaguarda da cultura do Forró como patrimônio cultural imaterial brasileiro e mundial.

4. Fortalecer a capilaridade cultural do Forró, que engloba não apenas a música, mas também a dança, artesanato, gastronomia, literatura, simbolismo, crenças, práticas e conhecimentos.

5. Oferecer oportunidades de formação, qualificação, requalificação e aprimoramento artístico e técnico aos envolvidos nessa cadeia cultural.

6. Abordar temáticas relevantes e contemporâneas, como a produção artística da cultura negra, o empoderamento e protagonismo da mulher na sociedade, a cultura LGBTQ+ e a igualdade de gênero.

7. Promover a ocupação e visibilidade descentralizada dos conteúdos, utilizando espaços culturais convencionais ou não convencionais, bem como espaços públicos.

8. Apoiar os trabalhadores da cultura com ações para mitigar a vulnerabilidade social.

9. Contribuir para o desenvolvimento de conteúdos culturais gratuitos, sua difusão e democratização para o público em geral, priorizando o apoio à formação e multiplicação cultural, incluindo o desenvolvimento e a manutenção das culturas regionais.

10. Ser um projeto inovador, explorando as temáticas abordadas e abrindo espaço para pesquisas e experimentações em novos suportes, plataformas, mídias e linguagens artístico-culturais.

veja tudo o que já foi desenvolvido